Cuidar do meio ambiente deveria ser prática de todos, mas sabemos que infelizmente somente uma pequena parcela de pessoas se preocupa com a natureza e seus recursos. Desenvolver e praticar uma consciência ambiental responsável, torna nossa sociedade melhor e garante sustentabilidade para as gerações futuras.
São várias iniciativas que podem ser tomadas para que nosso planeta seja protegido, e possamos desfrutar dos recursos naturais com longevidade e responsabilidade.
São tantos aparelhos eletrônicos, automação em residências e empresas, que o gasto de energia é cada vez maior. Só que é preciso prestar atenção e ter conhecimento de qual a fonte energética que produz a eletricidade que chega até seu imóvel comercial ou residencial.
Além de reduzir o consumo de energia, procure optar pela geração elétrica por meio da irradiação do sol (energia solar) ou da força dos ventos (energia eólica).
A Associação Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) realizou um estudo que aponta o Brasil como produtor de mais de 240 mil toneladas de lixo diariamente. Esse é o principal agente causador da degradação ambiental por aqui, tornando a reciclagem um hábito fundamental para manter a saúde do planeta e das pessoas.
Só que a realidade nos mostra que reciclar ainda é uma atitude pouco aplicada no dia a dia do brasileiro. Isso porque das 240 mil toneladas de lixo gerada todos os dias, somente 2% é encaminhado para a reciclagem, enquanto 45% poderia ser reciclado.
Quanto mais reciclarmos, mais reduzimos o lixo dos aterros sanitários.
Também evitaremos a poluição do ar e a ocorrência de desastres naturais, como enchentes, deslizamentos e contaminações do solo e da água utilizada no cultivo. Sem falar nos postos de trabalho que são abertos para que desempregados tenham uma chance de sustentar suas famílias.
Cerca de 70% da Terra é composta por água. Daí vem o nome Planeta Azul.
Então, por que será que ambientalistas do mundo todo afirmam que a água é um recurso natural escasso hoje em dia? Porque somente 2,5% desse total é doce, sendo que a maior parte está nas geleiras. Por isso, a crise mundial de falta de água é uma realidade e um grande perigo para a humanidade.
As atitudes simples no nosso dia a dia ajudam muito na preservação desse recurso natural indispensável para a vida de todos os seres terrenos. No entanto, o principal, é evitar o desperdício de alimentos, pois mais da metade da água dos nossos reservatórios é direcionada à irrigação do setor Agropecuário. Isto é, quem estraga alimentos, está jogando fora água que foi usada no processo produtivo.
Pronto! Agora você já sabe como a consciência ambiental é importante para a preservação dos recursos e a necessidade de ser transmitida para as novas gerações. Procure, dentro da sua realidade, colocar em prática algumas das ações citadas.
Por mais que pareça um futuro distante a escassez de recursos naturais importantes, como a água, a realidade já está batendo em nossas portas.
Inclusive, o Brasil criou o sistema de bandeiras tarifárias, justamente por causa da falta de água nas hidrelétricas. Ou seja, somos nós que estamos pagando, literalmente, o preço da falta de consciência ambiental.
Nunca é tarde para começar! Pequenos gestos são extremamente significativos para o planeta. Seja separando o seu lixo ou economizando energia elétrica, nossa dica é que você vá além da redução do consumo, repensando seus hábitos para contribuir com a amenização dos impactos ao meio ambiente que a produção de alguns materiais causam.
Importante
Nós queremos que você tenha a melhor experiência possível em nosso site!
Por isso, utilizamos cookies, para melhorar o desempenho e aprimorar sua navegação.
Para mais informações, acesse nossa política de privacidade e política de cookies.